domingo, 5 de maio de 2013

Objectivos da rede

Do I Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal surgiu a ideia de criar a Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal. Esta rede visa recuperar, fomentar e divulgar os estudos sobre o trabalho, categoria central de análise na compreensão das sociedades humanas, do movimento operário e dos movimentos sociais e dos conflitos sociais do Portugal Contemporâneo (séculos XIX e XX).


Pretendemos alargar esta rede e estabelecer parcerias com diversas instituições nacionais, como arquivos, museus, bibliotecas, Câmaras Municipais, entre outras instituições e organizações.

A rede pretende continuar a desenvolver trabalho sobre os seguintes temas:
História do Trabalho (trabalho colonial, feminino, infantil, doméstico, trabalho migrante); História do Movimento Operário (organizações políticas, sindicais, greves e conflitos sociais e culturas operárias); Movimentos Sociais; as Formas contemporâneas de trabalho e relações industriais. Usos da Memória; Cinema, Literatura, Teatro, e Artes Plásticas; Cidades, Espaço e Trabalho; História monográfica e regional.