quinta-feira, 2 de maio de 2013

Seminário - Trabalho e Trabalhadores: realidades, identidades e processos



Edifício ID da FCSH, 4.º piso - Sala Multiusos 3 (dia 2 de Maio) e Sala Multiusos 2 (dia 3 de Maio)


Da alavanca ao tear, da roda ao torno
Da linha de montagem ao cadinho
Do aço incandescente a entrar no forno
À agulha a trabalhar devagarinho
(...)
Transformar a matéria é transformar
A própria sociedade que nós fomos
Ser operário é apenas saber dar
Mais um pouco de nós ao que nós somos.

Tríptico do Trabalho: 2 – A Fábrica, Ary dos Santos, 1979


Nas últimas décadas, de vários quadrantes, proclamou-se o fim do trabalho. Nas nossas sociedades, a par dos processos de deslocalização e transformação de ofícios tradicionais, actividades industriais e profissões várias, emerge a ideia do seu desaparecimento. E com ela a de que os trabalhadores, os seus salários, regalias sociais e reivindicações são nocivos à economia e se transformam num mal social.

O seminário Trabalho e Trabalhadores: realidades, identidades e processos reúne investigadores de diferentes áreas disciplinares (antropologia, sociologia, história, economia, estudos literários e da tradição oral…) interessados em interrogar e debater o mundo do trabalho contemporâneo, suas continuidades e mudanças, processos e relações, representações e materialidades.
Entre os temas abordados pelas comunicações e filmes dos cerca de 40 investigadores participantes contam-se a economia política do direito ao trabalho, crises económicas e mercado laboral, responsabilidade social das empresas, institucionalização do trabalho precário, trabalho artístico numa era de criatividade difusa, estratégias de autoemprego, trabalhadores rurais, retratos de várias artes e ofícios.

A entrada é livre.


http://trabalhoetrabalhadores2013.wordpress.com/